Praça da Liberdade BH

A Praça da Liberdade BH é mais um entre os complexos paisagísticos e arquitetônicos que fazem parte da história da cidade.

A praça se localiza na importante região da Savassi em Belo Horizonte, onde se encontram quatro das mais importantes avenidas da cidade, a Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes.

Sua construção se iniciou junto com a fundação da capital do estado, entre 1895 e 1897. Ela foi propositalmente projetada em uma área mais alta da cidade, para abrigar o Palácio do Governo e as Secretarias do Estado, demonstrando todo o poder.

Inicialmente a praça tinha sobretudo características neoclássicas, mas com o passar do tempo foi sendo tomada também por elementos de outros estilos arquitetônicos.

A praça é na verdade um complexo de vários prédios, e tem ainda um coreto e fonte luminosa que trazem graça ao local.

Os jardins possuem traçado belíssimo e bem projetado, que foi inspirado no Palácio de Versalhes francês.

Complexo da Praça da Liberdade

Ela é uma das praças mais importantes e mais belas de Belo Horizonte e, sem dúvidas atrai muitas pessoas que desejam explorar o local e também aquelas que buscam um lugar tranquilo para caminhar e relaxar.

Além disso a Praça da Liberdade BH é também um importante centro cultural. Isso porque ali existe um Circuito Cultural, composto por dez espaços instalados nos prédios públicos da praça.

Esse projeto é um dos maiores do país e integra arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

Mas além de ser conhecida pelos seus centros culturais de grande importância, a praça é também famosa pela sua área verde.

Assim esse é um local adequado para a prática esportiva e também costuma receber várias feiras ao ar livre.

Assim, em meio ao agito do centro é possível encontrar tranquilidade para apreciar um café ou deliciosas comidas nos bares e restaurantes da savassi enquanto observa como a vida flui na capital mineira.

Deixar uma resposta