Pontos turísticos da Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Belo Horizonte e possui 18 km de extensão.

Nas proximidades da lagoa, moradores e turistas podem apreciar muitas belezas naturais. A área é muito usada inclusive por praticantes de atividades físicas, sobretudo caminhada e ciclismo.

A região é muito conhecida também por ser local de corridas e pela queima de fogos que acontece anualmente no réveillon.

O local é pelas obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e, por representar a modernidade arquitetônica, artística e paisagística.

Realmente vale a pena conhecer e apreciar as belezas da Lagoa da Pampulha. Então veja a seguir mais informações sobre o principais pontos turísticos da Lagoa da Pampulha.

Conheça a Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é um dos cartões postais de Belo Horizonte.

A região é composta por vários prédios e é enorme. Por isso, um dia é pouco para você conhecer de verdade essa atração turística. Para conhecer o local calmamente você vai precisar de pelo menos dois dias inteiros.

Na Lagoa da Pampulha, a principal atração é o conjunto arquitetônico projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer.

O projeto foi desenvolvido em resposta ao pedido do ex-presidente Juscelino Kubitschek e engloba o seguinte:

  • Igreja de São Francisco;
  • Casa Kubitschek;
  • Casa do Baile;
  • Museu de Arte Moderna;
  • Iate Clube.

Além dos monumentos assinados pelo arquiteto, é possível apreciar também o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, no qual pode-se visitar o Museu Brasileiro do Futebol.

O Parque Ecológico da Pampulha e o Parque Guanabara, também são locais muito bonitos onde os visitantes podem entrar em contato com a natureza.

Aproveite a visita para dar uma volta de bicicleta e aproveitar a vista panorâmica da cidade no mirante próximo à Lagoa.

Vale a pena também se programar para apreciar o pôr do sol na Lagoa, pois o reflexo na água fica maravilhoso.

Para se programar é preciso que você saiba quais são as atrações da Lagoa da Pampulha. Então veja a lista delas a seguir.

Igreja São Francisco de Assis

Pode ser chamada também de igrejinha da Pampulha e foi a última construção do complexo. No entanto, por seu aspecto moderno ela deixou a sociedade impactada e teve que permanecer fechada até 1959.

É um dos cartões postais da capital mineira e possui painéis de Cândido Portinari que atraem a atenção dos turistas.

Iate Tênis Clube

Facilmente os turistas podem visualizar o projeto baseado na ideia de um barco que se lança na água.

Esse projeto é composto por dois telhados voltados para o lado oposto em relação aos tradicionais e se tornou tendência em Belo Horizonte.

No salão principal a obra “O Jogo”, de Cândido Portinari atrai a atenção das pessoas que passam pelo local.

Casa do Baile

Como o nome sugere, o projeto do local, realizado em 1943, tinha o intuito de construir um ambiente voltado para a dança popular.

Hoje em dia, no seu interior, os visitantes podem aproveitar para ver como foi realizada a construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que é representada em filmes.

Há ainda no local um grande painel de desenhos feitos pelo próprio arquiteto e, abaixo deles, existem também algumas frases.

Museu de Arte da Pampulha

Antigamente no local funcionava um cassino, mas depois que os jogos foram proibidos, foi criado um museu local, que começou a operar em 1957.

No interior do MAP existe um teatro e uma pista de dança, algo que na época da construção era uma grande novidade.

Casa Kubitschek

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, teve uma casa na Lagoa da Pampulha, na qual passava os finais de semana.

Assim como todo o conjunto, ela possui características únicas, incluindo telhado em forma de asa de borboleta e, até hoje ainda é possível conhecer o projeto original, mesmo que tenha sido reformado.

Mineirão e Museu do Futebol

O estádio do Mineirão foi construído durante a década de 1960 e, até os dias atuais recebe partidas de futebol importantíssimas.

No local os visitantes podem fazer uma visita guiada pelo estádio, na qual é possível conhecer as peculiaridades dessa obra.

No estádio funciona também o Museu Brasileiro do Futebol, que recebe visitantes desde o ano de 2013.

Essa é mais uma entre as atrações culturais do povo brasileiro, onde são expostos muitos itens materiais e imateriais relacionados a esse esporte e a sua história no Brasil.

Jardim Zoológico e Aquário

O zoológico e o aquário da Lagoa da Pampulha também atraem muitos visitantes e são uma grande diversão para as crianças que vão até o local.

A Fundação Zoo-Botânica foi criada em 1991 e conta com diversas espécies de plantas e animais.

E há ainda um centro de preservação preocupado com a manutenção das espécies e, também, em promover a educação ambiental.

O local guarda ainda o maior aquário de água doce do país e tem aproximadamente 3 mil metros quadrados. Nele existem 1.200 espécies de peixes, sendo cinquenta delas da Bacia de São Francisco.

Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego

Quem não gosta de entrar em contato com a natureza e fugir um pouco da agitação da cidade, não é mesmo?

No Parque Ecológico você tem espaço onde soltar pipa, andar de bicicleta e até mesmo fazer um pique nique em família na sombra de uma árvore.

A área possui 300 mil metros quadrados e foi aberta aos visitantes em 2004. Mas existem áreas que são preservadas e não podem ser acessadas pelos visitantes.

 Conclusão

A Lagoa da Pampulha e um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e, é também há quem considere ser o melhor cartão postal de BH.

Por isso recebe uma grande quantidade de visitantes diariamente. Esses vão ao local para conhecer e apreciar a beleza da região, relaxar, ter um pouco de contato com a natureza ou praticar atividades físicas.

Independentemente dos seus objetivos, a Lagoa da Pampulha é realmente um local que vale muito a pena conhecer.

Portanto, programe-se para passar as suas próximas férias na capital mineira e para conhecer essa atração.

Deixar uma resposta