Igreja da Pampulha – São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha)

A Igreja da Pampulha, ou São Francisco de Assis, é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Ela faz parte do complexo arquitetônico encomendado por Juscelino Kubitschek a Oscar Niemeyer, que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.

Apesar da sua beleza, na época da sua inauguração em 1943 ela foi considerada muito moderna e, por isso não foi bem vista pela população e pelos religiosos. Por isso ela ficou fechada até 1959, quando finalmente começou a ser usada como templo religioso.

Atualmente ela é considerada um ícone da capital mineira, atraindo muitos visitantes que se surpreendem com a sua arquitetura e seu traçado belíssimo. Para os amantes da fotografia, o local é um prato cheio.

A Igrejinha da Pampulha, carinhosamente apelidada assim pelos belo-horizontinos,  é artisticamente muito importante por misturar diversos elementos importantes. O traçado do monumento é de Oscar Niemeyer, que acabou sendo mais reconhecido por ele.

O monumento foi considerado uma verdadeira obra prima arquitetônica, com formas ousadas, inusitadas e marcantes.

No entanto no interior e exterior da igreja existem vários painéis de Candido Portinari, importante artista. A Via Crúcis é composta por 14 painéis, uma das obras mais importantes do artista.

Além disso no interior há uma escultura do artista Alfredo Ceschiatti, responsável também pelos anjos da Catedral de Brasília. Por fim, o paisagismo da Igreja São Francisco de Assis é de responsabilidade de Burle Marx.

Como você pode perceber, a importância cultural, histórica e artística da igreja é enorme e, não é à toa que ela é um dos mais importantes pontos turísticos de Belo Horizonte.

Conheça a Igreja da Pampulha

A visitação ao local é gratuita, no entanto caso você queira pode deixar uma contribuição financeira para a manutenção do monumento. E se você preferir, aos domingos às 10h ocorre a missa semanal. Não deixe de conhecer a Igrejinha da Pampulha, tão querida pela população de Belo Horizonte.

O santuário está localizado no seguinte endereço:

Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000, Belo Horizonte – MG – CEP: 31555-200

Tel.:  +55 31 3427-1644

Acesse aqui o site da Paróquia de São Francisco de Assis.

Comente abaixo se você já conhece a Igreja da Pampulha ou até mesmo se possui alguma dúvida sobre o local.

Deixar uma resposta