4 Museus em Belo Horizonte que você precisa conhecer

A cidade de Belo Horizonte, possui um dos maiores circuitos culturais do Brasil. Porém é um tipo de turismo e empreendimento pouco promovido pela capital.

Pensando nisso, trouxemos para vocês alguns museus que valem a pena conhecer pela cidade para você que tem interesse em se embrenhar mais neste lado cultural da capital. Confira abaixo.

Banner 30 dias off Duo Gourmet

Museu Brasileiro do Futebol (MBF)

Museu Brasileiro do Futebol (MBF)

Inaugurado em 2013, o Museu Brasileiro do Futebol é um grande atrativo para os amantes deste mundo. O museu traz uma imersão completa as partidas que marcaram história, principalmente no estádio do Mineirão. É possível ver réplicas de taças conquistadas no Gigante da Pampulha e o melhor de tudo, você pode realizar uma visita ao interior do estádio, conhecer vestiários e pisar no gramado como um verdadeiro jogador de futebol.

Endereço: Av. Coronel Oscar Paschoal – Portão G2 do Mineirão

Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 9h as 17h, podendo permanecer até as 18h.

Sábados e domingos das 9h as 13h, podendo permanecer até as 14h.

Recomenda-se que em dia de jogos no estádio seja conferido anteriormente a visita os horários de funcionamento.

Museu de Ciências Naturais

Museu ciências naturais Puc Minas BH

O museu de ciências naturais de BH, fica localizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC, no bairro Coração Eucarístico. A equipe do museu é composta por profissionais e estudantes locais que participam de diversos projetos e te levam para uma visita guiada muito bem instruída. No museu você vai encontrar um local projetado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, educação e lazer cultural, com preservação do patrimônio histórico, natural e cultura do Brasil.

Visite fósseis de mamíferos, aves e réplicas de dinossauros que habitaram nosso planeta a milhares de anos atrás. Tenha a experiência de como foram as primeiras escavações para descobertas de fósseis e uma rica coleção de paleontologia.

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 290, Prédio 40 – Coração Eucarístico – PUC Minas BH.

Horário de funcionamento: das 9h as 17h.

Centro Cultural Banco do Brasil

CCBB BH Praça da Liberdade

O centro cultura do Banco do Brasil, popularmente conhecido em BH como CCBB, fica localizado na famigerada Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos da capital e um dos maiores complexos culturais do mundo.

O CCBB foi inaugurado em agosto de 2013 e é hoje um centro cultural de uma beleza única, estando localizado em um prédio de construção de 1920. O museu recebe inúmeras exposições durante o ano em segmentos de arte, filmes, peças, etc.

Além disso o espaço conta com um café e um livraria em um ambiente super harmônico e aconchegante. Vale a pena ficar de olho na programação do local no site do CCBB para não ficar de fora das novidades deste meio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

Horário de funcionamento: de 10h as 22h

Museu Abílio Barreto

Museu Abílio Barreto em BH

Museu localizado na Avenida Prudente de Morais em Belo Horizonte em um antigo casarão de uma fazenda que existia no local que sobreviveu a construção da capital.

O Museu tem como foco retratar a história de BH com exposições de longo, médio e curto prazo. É possível visitar o local e conhecer os antigos bondes, locomotivas, carros de boi e muito mais que circulavam pela cidade a anos atrás. Tudo isso em um casarão que remete a séculos anteriores e um lindo jardim bem conservado.

Visite o museu e conheça mais sobre a história de uma das maiores capitais do Brasil

Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim

Horário de funcionamento: de quarta feira a domingo, das 10h as 18h.

Bônus

Museu de Arte da Pampulha (MAP)

Museu de Arte da Pampulha

Este museu projetado por Oscar Niemeyer, que a anos atrás funcionava o Cassiano da Pampulha, guarda diversas histórias, porém hoje faz parte do conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha.

Conta com exposições de obras contemporâneas brasileiras além de tendências artísticas variadas em suas amostras. O museu também enfoca nas artes visuais, possibilitando experiências reflexivas, afetivas, sensoriais e mais.

Como parte do bônus do museu, ele ainda possui um lindo jardim bem cuidado que serve para ensaios de muitas noivas da capital, além de ser um lindo local para relaxar e admirar a beleza da lagoa.

Endereço:  Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 – Pampulha.

Horário de funcionamento: atualmente fechado para reformas.

Agora que o BH Ideias te apresentou alguns dos principais museus de Belo Horizonte, organize com amigos e familiares e vá conhecer este grande atrativo que temos em nossa cidade. Muitos turistas vêm de longe para poder conhecer essas riquezas que possuímos ao lado de casa. Cultura também é lazer e deve ser apreciada.

Banner 30 dias de graça Duo Gourmet

Deixar uma resposta