Os móveis de madeira são extremamente comuns hoje em dia. Assim sendo, é fácil esquecer que cada peça faz parte de uma antiga progressão de tecnologia, arte e moda que abrange a história da humanidade.
A mobília era feita em variados materiais, bem como em muitos estilos. Entretanto, poucas coisas a definiram tão consistentemente quanto a madeira.
Como material, inegavelmente, a madeira é macia o suficiente para ser trabalhada com facilidade. Também é leve o suficiente para ser movida enquanto móvel. Além disso, é robusta o suficiente para durar.
Como resultado, móveis de madeira desempenharam um papel importante na história da humanidade.
Onde tudo começou
Onde vemos pela primeira vez esse tipo de móvel, segundo seus registros arqueológicos, foi na antiga Mesopotâmia e no Egito. Estas foram algumas das primeiras grandes civilizações da história, com fortes hierarquias de poder.
Assim, os ricos investiram dinheiro em comissionamento de móveis de madeira. Como se viu, uma cama desse material era mais confortável do que uma cama feita de uma laje de pedra.
Os egípcios faziam bancos de madeira, camas e mesas. Braços e pernas foram adicionados aos bancos para criar as primeiras cadeiras no Egito. Além disso, esta era uma prática que os mesopotâmicos construíram ao estabelecer uma hierarquia de móveis que só era acessível a pessoas de certo privilégio.
Isso criou um precedente para que certos tipos de cadeiras fossem feitos apenas para pessoas reais. Aliás, uma tradição que continuaria através dos séculos.
Então, por que móveis em madeira eram tão associados ao poder? A madeira era valorizada não só porque era mais confortável, mas também porque podia ser esculpida, polida ou pintada.
Monarcas poderosos, que podiam contratar artistas, exibiam sua riqueza por meio de móveis decorativos. No entanto, há também um segundo motivo. Quantas árvores você vê ao longo do rio Nilo? A madeira tinha que ser importada para o Egito, então, era um material valioso.
Na Grécia antiga e depois na Roma antiga, havia um acesso mais fácil à madeira devido à proximidade das florestas europeias. Quando essas civilizações surgiram, as rotas de comércio também se expandiram ainda mais. Assim, eles podiam comprar o material especial de lugares distantes.
Então, móveis em madeira estavam mais disponíveis, pelo menos para os ricos.
Vantagens dos móveis de madeira?
Não existe área doméstica que não se ajuste ao conforto, calor, riqueza e delicadeza dos móveis em madeira. Todo mobiliário, desde cadeiras, assim como cômodas e até mesmo ornamentos, carregam suas vantagens.
Contudo, a madeira nos presenteia com um arranjo único de integridade estrutural. Igualmente, também, um apelo estético inigualável que outros materiais não podem refletir.
Esse móvel em madeira pode transformar o ambiente de qualquer cômodo da casa, trazendo uma sensação acolhedora.
Força e durabilidade
Móveis de madeira são a escolha mais que perfeita para quem quer durabilidade e robustez. Naturalmente duradoura, a madeira tem como característica a longevidade.
Podemos encontrar tipos de móveis em madeira feitos de:
- Carvalho;
- Jarrah;
- Madeira preta.
Estas duas últimas são madeiras de lei. Também encontramos o mobiliário em uma madeira mais macia, como o pinho.
Tais peças oferecem uma ótima relação entre qualidade e valor. Se no futuro, o proprietário se cansar de um móvel e quiser vender, não terá problema. Este, se estiver bem cuidado, é provável que seja vendido por um valor considerável.
Além da durabilidade, é de fácil manutenção. Portanto, basta retirar a poeira, polir, lubrificar e encerar, quando necessário.
A madeira traz charme ao ambiente
Móveis em madeira podem acrescentar um certo charme em todo ambiente, seja em madeira clara ou escura. Se for trabalhada por um artesão, irá existir um potencial ilimitado de criatividade. Decerto, trará um fascínio estético incomparável para essa peça.
O mobiliário também pode percorrer um longo caminho para criar uma sensação do mundo natural dentro de casa. Você mora em um bloco de apartamentos de alta densidade em uma cidade grande? Talvez, então, você queira promover um senso de natureza em seu espaço vital.
A madeira é a maneira perfeita de conseguir isso, tanto pelo amplo espectro de cores quanto pelos fascinantes padrões de grãos e fibras. O material também pode trazer imediatamente calor para um ambiente estéril.
Sustentabilidade dos móveis de madeira
A madeira, quando conseguida de forma responsável, é o material excelente como opção de sustentabilidade. Por isso, é uma forma ecologicamente correta de mobiliar uma residência.
A madeira de origem responsiva é, na verdade, o único material de construção renovável em volta. As árvores que são colhidas para a madeira podem ser reabastecidas por um novo crescimento.
Além disso, existe a pegada de carbono resultante da produção e processamento de produtos de madeira. Esta é drasticamente menor do que a de outros materiais de construção.
E com até 50% do peso seco da madeira sendo carbono, eles também têm a capacidade de armazená-lo. Conquanto, isso é algo que é crucial na luta contra a mudança climática.
É sabido que há outra maneira de a madeira ser uma opção sustentável. Ela dá a oportunidade de interessados comprarem de artesãos especializados em sua comunidade. Isso fornece a chance de não apenas apoiar a indústria madeireira local, mas também a economia.
Variedade
Além de todas as características, os móveis em madeira têm uma enorme gama de cores e tonalidades. Isso garante uma incrível variedade disponível para aparência e estilo. Também tem texturas e espécies diferentes.
Além do material real, existem mais variações disponíveis de madeira. Se optar por adquirir uma mobília de um artesão, terá um tipo personalizado, de acordo com seu gosto.
Devido a isso, é possível combinar também a madeira com outros materiais, como por exemplo, alumínio ou fibras.
Versatilidade dos móveis em madeira
Móveis desse material, diferente dos outros, ficam bem em qualquer ambiente. Pode-se misturar cores e texturas, assim como usá-los em qualquer esquema de design, seja moderno ou rústico.
E, claro, sua versatilidade se estende ao ar livre. Alguns são tratados com óleos para resistir à exposição aos elementos naturais. Dessa forma, móveis de madeiras, feitos de jarrah e pinho tratado, podem parecer maravilhosos no jardim ou em uma varanda. Você é quem decide!
A Tessaro Móveis traz em seu portfólio, lindos móveis em madeira. Com excelentes acabamentos e qualidade inquestionável, ela é referência em móveis Home & Garden.