Móveis em alumínio: Uma tendência extremamente prática e funcional

Móveis em alumínio estão sendo popularmente utilizados em áreas externas por vários motivos. O alumínio não é somente durável, mas é também é versátil e requer pouco cuidado por parte do proprietário.

Além disso, é sabido que o alumínio geralmente não enferruja. Isso mostra que ele é bastante resistente às intempéries do tempo.

Existe uma ciência única por trás deste material despreocupado. Inegavelmente, quando exposto ao ar, o alumínio desenvolverá uma camada microscópica de óxido no exterior.

Esta camada de óxido atua como uma barreira que protege o metal dos elementos, assim como previne a corrosão. Essa qualidade é a característica mais atraente quando se trata de escolher um material para fazer móveis para ambientes externos.

Ele irá resistir a qualquer clima, porquanto, a qualquer quantidade de precipitação. Móveis em alumínio são opções confiáveis para se manterem ao ar livre.

Pode-se dizer que existem três tipos diferentes de construção de alumínio para mobiliário de exterior:

  • Forjado: É, eventualmente, usado para criar mobiliário vitoriano;
  • Tubular: É o mais comum, pois é o mais leve e mais fácil de moldar e formar;
  • Fundido: É feito usando um processo chamado de fundição, uma vez que o alumínio é fundido e derramado em um molde. Essa ação produz o alumínio mais puro e resiliente. Como o alumínio fundido é sólido, o produto resultante é, sobretudo, mais pesado.

O que torna os móveis em alumínio tão especiais?

  • Eles são perfeitos para climas que possuem uma mistura tão tropical, por exemplo, o nosso, onde tem chuva e sol. Isto é porque são inerentemente antiferrugem;
  • São de baixa manutenção, portanto, fáceis de limpar;
  • São leves, assim como resistentes e magníficos em suas formas.

Características dos móveis em alumínio

Durabilidade e força

Altamente resistente a rachaduras ou outros tipos de imperfeições, os móveis em alumínio são ideais para famílias ocupadas. Isso porque podem suportar tanto os elementos da natureza, quanto o uso frequente.

Função e forma

Outra grande característica dos móveis em alumínio é que eles são leves para serem movimentados. Contudo, são também substancialmente suficientes para causarem impacto no espaço.

Muito estilo e cores

Existe uma ampla gama de estilos que podem ser criados usando o processo de fundição. Conquanto, há um número quase ilimitado de combinações de cores e texturas que podem ser obtidas através da pintura a pó.

Acabamentos podem variar de suave a irregular, bem como de alto brilho a cetim ou fosco para se adaptar a qualquer decoração.

Também é possível pintar móveis de alumínio fundido. Entretanto, como em qualquer trabalho de retoque, a preparação adequada da superfície é essencial.

Personalização dos móveis em alumínio

Decerto, o mostruário de móveis se apresenta em várias cores e acabamentos. Contudo, o cliente pode querer considerar a compra de um conjunto em preto ou outro tom neutro.

Uma vez que assim se pode ter mais flexibilidade ao mudar a cor da sua casa ou decoração ao ar livre, esta se torna uma opção bastante usual. Outrossim, isso ainda permite muita flexibilidade para personalizar as almofadas ou travesseiros utilizados em cada peça.

A diversidade dá a esse tipo de mobiliário a vantagem significativa de poder mudar todo o aspecto do ambiente. Surpreendentemente, os móveis de alumínio combinarão com os outros itens decorativos, sem a necessidade de adquirir mobiliário novo.

Como limpar os móveis em alumínio

Para limpar móveis em alumínio, primeiramente, remova quaisquer almofadas decorativas e acessórios. Em seguida, lave a superfície com um pano sem fiapos, água e sabão.

Sujeiras e sais podem se acumular na superfície ao longo do tempo. Portanto, fazem com que todo o mobiliário pareça empoeirado e encardido.

Para manchinhas mais teimosas ou gordurosas, adicione um pouco de vinagre ou limão. Evite sempre usar substâncias corrosivas para evitar a oxidação da superfície. Não use objetos pontiagudos para raspar a superfície, isso porque acaba causando ranhuras no móvel;

Uma outra ideia é usar a própria mangueira de jardim para dar uma boa lavagem no seu móvel em alumínio. Como o material é antiferrugem, tal ação não irá danificar a superfície.

Se for usar a mangueira, é bom evitar a lavadora de alta pressão, pois um fluxo de água tão forte pode destruir o acabamento das peças. Uma mangueira de jardim normal, só fará mais divertido e rápido o processo de limpeza.

Deixe os móveis em alumínio secarem completamente antes de colocar as almofadas e/ou os acessórios. O ideal é lavar sempre que necessário.

História do alumínio

O alumínio foi descoberto pela primeira vez em 1807, pelo inglês Sir Humphry Davy. Ele descobriu este novo metal depois de derramar ácido em argila, o que chamou de alumina. No entanto, ainda estava ligado ao oxigênio, e ele não pôde separar os dois.

Este é realmente um material notável. Não só é incrivelmente forte, mas extremamente leve e muito resistente à corrosão. Disponível como alumínio tubular ou alumínio fundido, é, surpreendentemente, moderno.

Embora tenha sido descoberto na França em 1821, o alumínio fundido não estava amplamente disponível em quantidades industriais. Isso até que a eletricidade se tornou amplamente acessível.

No entanto, desde então, os fabricantes, têm sido rápidos em usar o alumínio para construir móveis de jardim. Sua atratividade é refletida por sua crescente demanda global.

O consumo mais que dobrou desde 1970. Além disso, o preço do alumínio, inicialmente mais caro que o ouro e a platina, caiu 90% durante os anos 80. Tal ocorrência se deu devido à introdução de sódio no processo de fabricação.

O alumínio retém, na maioria das vezes, a aparência original, junto com a integridade estrutural, sem muita manutenção.

Com todas as suas qualidades surpreendentes, não é de admirar que tenha se tornado um material bastante requisitado. Sua escolha na atual indústria de móveis para área externa, portanto, é deveras assertiva.

Em suma, os móveis em alumínio são uma tendência, além de bonita, extremamente prática e funcional. Que tal, então, incorporá-los no projeto de design de exteriores para sua residência?

Deixar uma resposta