Praça do Papa

Sem dúvidas o pôr do Sol na Praça do Papa é um dos mais belos de Belo Horizonte, atraindo muitos visitantes que vão ao local relaxar no fim do dia.

A Praça Israel Pinheiro (seu nome oficial) é uma das mais importantes da capital mineira, localizando-se no bairro das Mangabeiras.

Banner 30 dias off Duo Gourmet

Sitiada a mais de mil metros de altitude, nas proximidades da Serra do Curral e ao final da Avenida Agulhas Negras, ela fica próxima a outros pontos importantes como o famoso Parque das Mangabeiras e a Rua do Amendoim, conhecida pela ilusão de que objetos sobem a ladeira.

Oficialmente o nome da Praça é uma homenagem ao político Israel Pinheiro, que foi governador do estado.

Mas posteriormente o local ficou conhecido como Praça do Papa por ter sido visitada por João Paulo II em sua visita ao Brasil.

Após a visita no lugar do altar onde o pontífice esteve, foi erguido um monumento em sua homenagem, que contribuiu para o apelido dado ao ponto turístico.

Além de ser tida como um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, a Praça do Papa é também a área de lazer mais buscada tanto pela população local quanto pelos turistas.

A visita do Papa

Em sua visita à Belo horizonte, o Papa João Paulo II celebrou uma missa na praça no dia 1 de julho de 1980.

Tal evento foi muito importante não apenas para a história da cidade, como também alterou a praça fisicamente e proporcionou grande fama a ela.

Após a missa o local passou a ser mais visitado e frequentado tanto pelos moradores quanto pelos turistas de todos os lugares do mundo.

Monumento à Paz

No ano de 1983 foi construído no local o “Monumento à Paz”, inaugurado com uma missa que atraiu quatro mil fiéis.

O monumento que se destaca em meio à capital, foi criado em uma parceria entre o Governo Municipal, Estadual e a Cúria Metropolitana da cidade.

A escultura possui 24 metros de altura, 2 metros de largura e 10 metros de face. Basicamente ela é composta por três chapas de aço e pesa nada menos que 92 toneladas.

A criação é atribuída ao artista plástico Ricardo Carvão, sendo uma das suas obras mais interessantes.

No ano de 2007, como forma de protestar pelas mais de 1800 mortes violentas que ocorreram no estado somente naquele ano, a praça foi escolhida como cemitério simbólico.

De acordo com a simbologia, a parte superior do monumento representa a fé em Deus e, a parte de baixo simboliza a Benção de Deus. Sendo assim, a intersecção entre os dois lados representa a paz e o equilíbrio.

Por fim, para representar a cristandade foi erguida também uma cruz ao lado do monumento.

Mas além de ser um símbolo do catolicismo, a praça é também ponto de encontro sobretudo de jovens que buscam diversão e momentos de descontração ao ar livre.

Além disso no local os visitantes podem ter a mais bela vista da cidade de Belo Horizonte, seja lá qual for o lado para o qual olharem.

Endereço:

Avenida Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras

Belo Horizonte – MG, 30210-320

Conte abaixo sua recordação com a Praça do Papa.

Banner 30 dias de graça Duo Gourmet

Deixar uma resposta