Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é considerado Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, além de ser uma ampla e importante área de preservação ambiental da região.

O parque que se localiza ao pé da Serra do Curral foi projetado pelo paisagista Burle Marx e, em sua área de 2,4 milhões de metros quadrados, possui mais de 59 nascentes e córregos que fazem parte da Bacia do Rio são Francisco.

Banner 30 dias off Duo Gourmet

Por estar em uma altitude entre 1.000 e 1.300 metros, o clima no local é ameno, tornando a visitação ao local mais prazerosa e tranquila.

O Parque das Mangabeiras recebe mensalmente aproximadamente 15 mil visitantes, atraídos pela possibilidade de descansar, ter momentos de lazer e a prática esportiva.

Além dos importantes recantos naturais, o parque conta ainda com quadras voltadas para diversos esportes, como peteca, tênis e skate. Há também espaços com brinquedos e estrutura que abriga as atividades culturais.

Próximo ao parque ainda é possível conhecer a Praça do Papa (Praça Governador Israel Pinheiro), Rua do Amendoim e o Mirante do Mangabeiras.

Flora e Fauna do Parque

A grande área do parque atrai moradores da região e turistas em busca de contato próximo com vegetações nativas e áreas reservadas de Cerrado e Mata Atlântica.

Predominantemente o cerrado está presente nas partes mais altas do parque, onde os solos são mais rasos e possuem menor quantidade de nutrientes disponíveis.

A Mata Atlântica por sua vez é mais presente nos fundos de vales e encostas adjacentes, regiões nas quais o solo costuma ser mais profundo, com maior disponibilidade de nutrientes.

Assim como a flora, a fauna do parque é muito diversificada, destacando-se a quantidade de aves. No local já foram registradas mais de 160 espécies, incluindo a jacu e saracura que são bastante comuns.

Apesar de menos diversos, no parque há mais do que 30 espécies de mamíferos, sendo mais marcante a presença dos quatis, mico-estrela, caxinguelê e tatu-galinha.

Os répteis e anfíbios também estão presentes em grande número em toda a extensão do parque, mas esses são mais difíceis de se visualizar.

Sendo assim, o Parque das Mangabeiras é uma joia de Belo Horizonte e de todo o Brasil, pela riqueza da fauna e flora presentes no local.

Informações sobre o Parque das Mangabeiras

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.

Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra

Telefone: (31) 3277-8277

A entrada ao parque é gratuita.

 

Comente abaixo se você já teve alguma experiência no local.

Banner 30 dias de graça Duo Gourmet

Deixar uma resposta