Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é considerado o primeiro patrimônio ambiental de Belo Horizonte, visto que sua inauguração se deu em setembro de 1897.

Seu projeto foi criado nos últimos anos do século XIX, durante o planejamento da nova capital de Minas Gerais.

Banner 30 dias off Duo Gourmet

O projeto foi atribuído ao paisagista Paul Villon, que incluiu tanto espécies nativas quanto as exóticas, formando assim um ecossistema bem diversificado, que inclui árvores centenárias e plantas exóticas.

Desde a sua inauguração ele é considerado um importantíssimo patrimônio biológico, arquitetônico, cultural, social e histórico.

A flora diversificada do parque oferece refúgio para a fauna, composta sobretudo por insetos e aves que se alimentam do néctar e frutos.

O parque conta com uma área total de 182 mil metros quadrados, localizado em uma das regiões mais populosas da cidade, demonstrando nitidamente o contraste entre o processo de urbanização e a preservação ambiental.

Devido à sua localização o parque é a área de preservação mais visitada de Belo Horizonte, que mescla elementos naturais, artísticos e culturais.

Explore o Parque Municipal

Além das plantas e animais diversificados que fazem parte do Parque Municipal, o local abriga ainda importantes elementos, incluindo o Teatro Francisco Nunes, um orquidário, um pequeno parque de diversões e a parte dos fundos do Palácio das Artes.

A intenção de Villon era de que o seu projeto se tornasse o maior e mais belo parque da América Latina, que fosse localizado na área urbana.

Muitos moradores e turistas que vão ao local concordam que esse objetivo foi atingido, sobretudo pela bela união entre construções de estilo inglês inseridas em meio aos elementos naturais.

Além disso ter uma grande lagoa bem no meio da cidade é considerado um privilégio e, realmente vale a pena investir o seu tempo para dar uma volta na Lagos dos Barcos.

O passeio na lagoa pode ser a pé ou ainda em barcos à remo e pedalinhos. De qualquer forma é possível aproveitar a vista proporcionada e observar animais que ali vivem, sobretudo as aves e peixes.

Uma das atrações principais do Parque municipal é o Jardim das Borboletas, destinado ao cultivo de plantas que atraem borboletas e mariposas que se alimentam do seu néctar.

Se você se interessar por esse tipo de passeio, pode aproveitar as visitas monitoradas que ocorrem semanalmente. Essa pode ser uma melhor oportunidade para você ter contato com a natureza.

No local existem mais de 280 espécies vegetais, inclusive árvores centenárias, incluindo figueiras, jaqueiras, flamboyant, entre outras.

Os animais também marcam presença no Parque Municipal, sobretudo os bem-te-vis, sabiás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras, gambás e micos.

O parque é realmente um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade e se conectar com a natureza.

Por lá existem atrativos para pessoas de todas as faixas etárias, inclusive idosos e crianças. O local fica aberto de terça a domingo, das 6h da manhã às 18h e a entrada é gratuita.

Esse é o cenário ideal para passeios em família e até mesmo para um piquenique ou reunião com os amigos.

Informações sobre o Parque Municipal de BH

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.

Localização: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro.

Informações: (31) 3277-4161.

 

Conheça mais parque em Belo Horizonte clicando aqui.

Banner 30 dias de graça Duo Gourmet

Deixar uma resposta